Layout do blog

O Complexo Logístico São Lourenço II tem a primeira fase entregue.

Uma obra marcante, na beira da Rodovia Anhanguera, em Nova Odessa, interior de São Paulo, chama a atenção e promete se tornar referência se o assunto for Complexo Logístico de alta eficiência. O Grupo São Lourenço inaugurou, em setembro de 2022, a primeira fase dessa obra de grande porte que, em alguns anos, irá triplicar de tamanho.


Trata-se do Complexo São Lourenço II, construído pela CH3 Construtora, composto por um Galpão Logístico com mais de 80 mil m2 de área construída, num terreno de quase 1 milhão de metros quadrados. O desafio da CH3 Construtora, em conjunto com a Incorporadora, foi o de assumir a obra desde o projeto, na planta, até a fase final de entrega, com todas as exigências atendidas.

Ficou por conta dos especialistas técnicos da CH3, desde o estudo de viabilidade mercadológica, incluindo análises macros da execução, por fases, até as aprovações municipais, ambientais e legais. Essa fase iniciada em 2010 consumiu um ano e meio de dedicação para que, finalmente, a obra fosse iniciada.


Aproximadamente em 2014 começaram as obras de infraestrutura do terreno. Cada decisão tomada sempre tinha como foco, a sustentabilidade, em atender os conceitos das principais certificações LEED, por exemplo, e firmando dia a dia o comprometimento com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. 


Isso foi legitimado nas obras da barragem, quando da construção do sistema viário, onde todos os principais conceitos de desvio e retorno do ciclo da água ao leito natural foram implementados. 


Nos projetos de água, esgoto, ar e energia a CH3 construiu: um sistema de reuso de água fluvial para lavagem do pátio, jardinagem e descarga; um total de 5 quilômetros de esgoto para a estação de tratamento de água da cidade; um sistema de três trocas de ar por dia, por densidade – o galpão tem um conforto térmico natural e uma qualidade do ar em ótimos níveis; e projetou um sistema para reduzir, em até 30% o consumo de energia, pois a luminosidade interna utiliza pouca luz artificial, resultado de um projeto de iluminação natural muito bem calculado. 


O empreendimento, nessa primeira fase, reflorestou uma área de aproximadamente 140 mil metros quadrados, onde foram plantadas 12 mil mudas de árvores nativas. 


Para que o Complexo São Lourenço II correspondesse a tudo que ele apresentava como projeto visionário industrial, foram necessários alocar centenas de técnicos, engenheiros, mestres de obras e operários que se dedicaram sol a sol para transformar toneladas e mais toneladas de terra, de estruturas pré-moldadas, mistas e de concreto, pilares, coberturas metálicas com telhas zipadas e a aplicação de um piso com níveis de planicidade e nivelamento, a laser, acima da média, num dos mais modernos projetos da Arquitetura.


A construção contempla um prédio administrativo com 3 mil m2 para atender as áreas de escritórios, apoio para o caminhoneiro, duas portarias blindadas, Heliponto homologado para aeronaves até 5ton, estacionamento para 900 vagas de automóveis e 250 para carretos. As ruas têm 26 metros de largura, sendo que, na parte externa, foi construído um pátio de caminhões para evitar trânsito na área de controle de acesso às docas. 


Localizado no km 118 da Rodovia Anhanguera, o Complexo está a cerca de 100 km da capital e vizinho de cidades como Campinas, Sumaré, Americana e há 15 minutos do Aeroporto de Viracopos. Se esse primeiro platô com 80 mil metros quadrados já chama a atenção de quem circula pela região, imagina como ficará surpresa essa vizinhança ao perceber que outros dois galpões serão construídos nos mesmos moldes de sustentabilidade, eficiência e modernidade.


Quando a terceira fase estiver concluída o local passará a ser um Parque Industrial Logístico, com 1 milhão de metros quadrados de área, um total de 350 mil metros quadrados construídos. Empreendimento, este, do Grupo São Lourenço que promete mudar para melhor o desenvolvimento e a economia da região.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Por Fernanda Ristori 17 de março de 2025
Com área de 16.000m², o centro comercial movimentará o comércio da região. No encontro estratégicas avenidas da zona sul de São Paulo, a Morumbi e Adibo Aires, está em construção um empreendimento que, além de fomentar o comércio local, vai otimizar o dia a dia corrido de moradores da região. Afinal, sem sair do bairro, o acesso a lojas e restaurantes será possível em um único local. O novo Centro Comercial Pátio Guedala, uma obra de 16.000 m² de área, sendo 75% já construída pela CH3 Construtora, tem capacidade de receber mais de 20 lojas e restaurantes. Além de proporcionar uma infraestrutura moderna, o empreendimento contará com 300 vagas de estacionamento, garantindo facilidade de acesso e a conveniência para tornar a experiência de compra ainda mais prática e confortável. Nossos times de engenheiros e arquitetos têm um papel essencial em cada etapa do processo de construção. Desde a primeira reunião de briefing, a que julgamos a principal etapa de qualquer projeto, pois é aqui que conseguimos detectar os objetivos do contratante, apurar com detalhes o que fará parte do projeto. Com esses detalhes, de forma estratégica, conseguimos ter assertividade nas etapas seguintes, entregando não apenas um complexo de lojas, mas um leque de oportunidades de negócios, empregos, desenvolvimento econômico na região e bem-estar dos moradores do entorno. A infraestrutura desta obra é composta por toda infra interna de instalações, elétricas, hidráulicas, ar-condicionado, sistemas de segurança e incêndio, automação dos banheiros, além de todos os detalhes de revestimentos e mão de obra fina nos acabamentos. Ao todo, foram 36 máquinas de ar-condicionado instaladas na cobertura do prédio, responsável por cobrir os 16.000m² de área construída, distribuída em dois andares. Nas áreas, térreas, na entrada principal, fizemos a instalação de luminárias, caixilhos, painéis ripados, forros e pisos. Além disso, toda a estrutura foi projetada para a instalação de escadas rolantes e elevadores. Este empreendimento é mais um marco na trajetória da CH3 Construtora, que segue investindo em projetos de alto padrão comercial, prezando pela excelência em engenharia e inovação. Acompanhem nossas redes sociais, a evolução do Pátio Guedala é frequentemente compartilhada nos nossos perfis, bem como nossos outros empreendimentos que seguem em andamento. Ficha Técnica: Projeto: Jayme Lago Mestieri Arquitetura Obra: CH3 Construtora Área: 16.000m² Local: Pátio Guedala - Jardim Guedala - SP
Por Fernanda Ristori 1 de agosto de 2024
A nova sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, a BAND RS, se integra ao ecossistema de inovação da Universidade PUCRS, o TecnoPUC Business, unindo talentos e tecnologia para a produção jornalística. Com projeto arquitetônico moderno e tecnológico da MMAC Arquitetura e a execução técnica da CH3 Construtora, a nova estrutura envolveu a construção de dois estúdios de rádio (Band News FM e Rádio Bandeirantes), três estúdios de TV, uma redação, mais os ambientes de escritórios. A mudança para a nova sede foi desafiadora e exigiu um alinhamento rigoroso, entre as equipes de engenharia CH3, o escritório de Arquitetura e a Band RS. A transição exigiu picos de até 60 prestadores de serviços simultâneos trabalhando em diferentes setores, além da infraestrutura de ponta para suportar a redundância de sistemas vitais, como ar-condicionado, elétrica, grupo gerador e antenas de transmissão, demonstrando o desempenho técnico da CH3 Construtora. Os estúdios de gravação de rádio e TV contam com tratamento acústico especial nas paredes, forros e divisórias, garantindo a máxima qualidade sonora. Nas áreas administrativas e diretoria, aliam o design e funcionalidade, com revestimentos na cor azul nas paredes em contraste com tons claros dos mobiliários. A circulação interliga com a área técnica, acompanhada pela iluminação linear em Led, e a identidade visual incorpora as cores da marca. Ficha técnica: Projeto: MMAC Arquitetura Obra: CH3 Construtora Área: 900m² Local: Prédio 50 - TecnoPUC RS
Por CH3 Contrutora 11 de maio de 2023
Para terminar a nossa série especial sobre as tendências corporativas, Workplace 3.0 do Salone del Mobile 2023, destacamos a importância do colaborador, no centro, de todo o contexto do ambiente de trabalho. O bem-estar é a palavra-chave! Soluções em ergonomia, conforto e design acústico, mobiliários multifuncionais e cores softs,  detalhes em materiais naturais e a biofilia, estiveram presentes […]
Por CH3 Construtora 8 de maio de 2023
Continuando a nossa série sobre as tendências mundiais em design corporativo, do Salone del Mobile 2023, setor Workplace 3.0, observamos a adaptação das empresas que produzem mobiliário corporativo em criar produtos para a nova realidade do trabalho flexível. Com o ambiente físico do trabalho dividido entre casa e escritório, os espaços corporativos se readequaram, exigindo […]
Por CH3 Construtora 30 de março de 2023
São Paulo sediou, na mesma semana, a Revestir e a DW-Design Week. Foi um desafio para os arquitetos, designers, e construtores marcarem presença e se atualizarem com os lançamentos, tendências e inovações do setor.
Por CH3 Construtora 14 de março de 2023
O sonho do cliente é construir sua nova residência, casa com 3 pavimentos e vista privilegiada para o Parque do Ibirapuera. Na concepção inicial do projeto, tinha uma visão, o uso de 100% de materiais metálicos, em aço, porém, com o aumento expressivo do custo, o produto tornou-se um item caro, para esse sistema construtivo. […]
Por CH3 Construtora 3 de março de 2023
A CH3 Construtora tem recebido demandas de novos projetos onde a preocupação com a qualidade do ambiente sonoro exige, dos arquitetos, implementarem soluções acústicas eficientes para os mais variados ambientes corporativos.  E isso atende a uma realidade importante. A OMS já alertou que considera a poluição sonora um problema de saúde pública. Cerca de 10% […]
Por CH3 Construtora 28 de fevereiro de 2023
Na década de 90 as empresas de médio e grande porte entenderam que os profissionais de Recursos Humanos deveriam ter um papel mais estratégico nas organizações, ao invés de cuidar apenas da folha de pagamento e gestão dos funcionários. A revolução do RH, naquela época, ocorreu de maneira surpreendente e até cargo de vice-presidência foi […]
Por CH3 Construtora 14 de fevereiro de 2023
Nós da equipe técnica da CH3 CONSTRUTORA sabemos, que o cliente realizará a sua obra com o orçamento aprovado, e, se confiar na expertise dos nossos especialistas, poderá contar com soluções adicionais de reengenharia para otimizar alguns custos. Isso porque, há várias maneiras de lidar com custo, diferentes qualidades de materiais, e claro, situações no […]
Por CH3 Construtora 1 de fevereiro de 2023
A neuroarquitetura resulta na ciência que estuda o impacto dos ambientes no cérebro e seu comportamento humano, e a biofilia, sua relação com as coisas vivas da natureza, ambos conceitos evidenciam a necessidade da conexão do ser humano com o meio ambiente e a natureza influenciando-os no aumento do bem-estar.  Se o propósito das organizações […]

CONTATO


Share by: